Planejando o passeio na Blue Lagoon

O passeio para a Blue Lagoon é muito mais do que só a Blue Lagoon, precisa ser feito mais de uma vez e há formas diferentes de faze-lo.


Malta, país, é formada por 3 ilhas principais e várias outras menores. As ilhas principais são chamadas de Malta, a maior, Gozo, menor que Malta e Comino, menor que as duas e que fica no meio do caminho entre Malta e Gozo.


Blue Lagoon é um pequeno espaço no literal de Comino, separando a ilha de Comino da ilha de Cominoto, uma 4a ilha ainda menor que Comino e bem próxima do litoral, nada-se de uma até a outra a partir da Blue Lagoon.


Ferry ou Tour


Essa é a primeira dúvida: Deve-se ir de ferry ou pegar um tour?


A resposta é simples: Faça os dois, são duas experiências diferentes.


BlueLagoon 1324Indo de ferry, ela para para você nadar na Crystal Lagoon (a ferry que peguei para, escolha uma que faça isso). Fazer snorkeling na Crystal Lagoon é ainda melhor que na Blue Lagoon, basta jogar um pedaço de pão.


O barco do tour passa por vários cenários do filme O conde de Monte Cristo, você certamente desejará ver o filme antes de ir e se divertir reconhecendo os cenários. A volta é feita por um caminho diferente da ida, passando pelas cavernas de St. Maria e a pedra do elefante.


O tour tem opção de também levar você até Gozo, fazendo um tour por Gozo. Tudo depende do seu gosto em turismo, eu prefiro me concentrar na blue lagoon e deixar Gozo para uma visita diferente.


O problema do tour é que ele sai tarde e, parando na Crystal Lagoon, chega tarde na Blue Lagoon. Você vai encontrar a Blue Lagoon lotada, mas isso quer dizer lotada mesmo, sem nenhum pedaço de areia disponível. Dá para aproveitar o mar, mas pode ser incomodo. Portanto, para aproveitar o tour tem que estar disposto a ficar na água, onde ainda vai achar algum espaço.


A ferry, por outro lado, é apenas um transporte, partindo de Malta para Comino e Gozo. Você pode ir cedo para aproveitar um bom lugar na blue lagoon e também vai te dar a oportunidade de aproveitar os passeios extras que podem ser feitos por lá, o que em um barco de tour fica complicado devido ao curto tempo.


Que barco escolher


bluelagoonCom certeza isso varia muito, há muitas opções. Duas coisas me atraíram na opção que escolhi (http://www.seaadventureexcursions.com/) : O fundo de vidro e a entrada nas cavernas.


Ambas, porém, foram uma decepção: O fundo de vidro não é realmente fundo, são escotilhas, bem baixas no último nível do navio, feitas mais para crianças, pois para um adulto ver algo através delas chega a ficar desagradável porque são muito baixas. Se todos no barco desejassem aproveitar o fundo de vidro não haveria espaço naquela parte do barco. Quanto a entrar nas cavernas, o barco é grande demais. Ele até tenta entrar na caverna, mas não é tudo isso. Não posso comparar muito com outros barcos, mas o barco teria que ser bem menor para “entrar” na caverna.


Nada disso fez o passeio ruim, pelo contrário, foi um ótimo passeio, o barco só não tem tantos diferenciais em relação aos outros como anuncia.


Outro fator que usaria para decidir seria o horário de saída, chegada na blue lagoon e tempo de permanência lá, isso sem dúvida afeta diretamente o passeio.


Blue Lagoon


CameraBlueLagoon 067Chegando na blue lagoon, o barco para em um espaço reservado para os barcos que fica no meio de duas praias, uma praia de pedra e uma praia de areia.


A praia de pedra é boa para nadar e fazer snorkeling, mas é difícil entrar e sair da água pelas pedras. Porém não fica muito cheia. O outro lado, a praia de areia, é área reservada para banhistas, isolado por bóias para que nenhum barco entre. Essa é a área que aparece em fotos da blue lagoon.


A partir da praia de areia é possível ver a ilha de Cominoto do outro lado do mar. É um espaço bem pequeno que separa Comino e Cominoto, é também raso, se você for alto boa parte do caminho pode ser feita a pé.


BlueLagoon 1315Além da travessia ser um passeio muito interessante, em Cominoto você encontrará uma caverna que corta a ilha de Cominoto. A caverna tem um nível alto de água, atravessar a caverna fazendo snorkel até chegar ao mediterrâneo do outro lado é uma experiência muito interessante, nos dá um visual fantástico e rende belas fotos.


Mais sobre o local


Toda a área ao redor da praia de areia é alta. Ao desembarcar você irá subir um pouco, então descer até a praia. Existem várias barracas oferecendo vários tipos de comida diferente,  inclusive o famoso abacaxi da blue lagoon.


Na praia você encontra guarda-sois e cadeiras de praia para alugar, se você precisa, será inevitável, mas achei os preços muito caros, €20 ou mais, pelo que me lembro.


O trecho alto separa a praia de areia da praia de pedra.


Passeios alternativos


A partir da Blue Lagoon, barcos oferecem transfer para a praia de St. Maria em Comino, criando assim um passeio alternativo bem interessante.


Oferecem também um transfer de barco para Cominoto, mas esse não entendi, já que você pode ir nadando e o barco não pode parar no mesmo local. Se alguém tiver mais detalhes, comente por aqui.


Uma empresa oferece vários tours de segway bem interessantes, você pode ver detalhes em http://outdoorexplorersmalta.com/index.php/segway-tours


São exatamente esses tours adicionais que farão você voltar várias vezes em Comino, já que não dá para fazer todos eles mais a Blue Lagoon em um único dia, ainda mais utilizando o tour de barco.


Fotos


Praia de areia lotada, podendo ver Cominoto do outro lado, sendo possível observar como é simples atravessar de uma ilha a outra nadando. É possível observar a entrada da caverna em Cominoto.


Vista de cima da praia de pedra


Duas fotos submarina fazendo snorkeling na caverna que atravessa a ilha de Cominoto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileiros que Prestam Serviço em Malta

Alerta contra trapaceiros

Cursos Profissionalizantes do Governo