Comprando a passagem para Malta

Já escrevi antes sobre minha viagem para Malta, incluindo vários truques. Mas a compra da passagem é uma pergunta freqüente que normalmente desperta muitas dúvidas. Vou escrever então na forma de uma FAQ.


R: Comprar direto com a companhia aérea ou comprar com algum buscador?


Existem diversos buscadores, tal como Decolar, Skyscanner e muitos outros. São ótimos para você encontrar qual companhia aérea tem a opção de vôo que mais se encaixa com você. Porém sem dúvida a passagem tende a sair um pouco mais cara e alguns podem só te avisar dá diferença quando você já está no finalzinho do processo de compra.

Portanto, a melhor opção em geral é usar um buscador para encontrar a passagem mais barata e depois comprar pela companhia aérea.


Existem duas exceções: As vezes o buscador pode fornecer um parcelamento melhor que o da companhia aérea e isso pode ser bom, depende do seu gosto. Outras vezes o buscador pode dar a opção de comprar separado por múltiplas companhias aéreas. Isso é extremamente arriscado como vou comentar abaixo, mas vai do seu gosto.


R: A passagem está cara!


Vários buscadores fornecem um mapa de preços mostrando os diferentes preços em diferentes datas. Decolar e Google flights fazem isso. Então analise se você pode melhorar um pouco a data da sua viagem. Porém não existe mágica. Melhor do que os buscadores mostrarem no mapa de datas é improvável que consiga.


R: Se comprar as passagens separadas é melhor?


Não indico isso de forma alguma. O risco de comprar as passagens separadas é muito grande. Veja:


  • Quando compra junto, se um vôo atrasar, a companhia aérea é responsável e cuida de você. Separado, é problema seu.
  • Se a companhia aérea mudar o horário ou a escala de um vôo – e isso acontece – ela resolve para você. Passagens separadas são problema seu.
  • Vai pagar a franquia de bagagem várias vezes, em preços e condições diferentes para diferentes companhias.
  • Vai ter que ficar retirando e entregando a bagagem no meio da viagem. Estou falando de uma viagem que, com escala, pode durar dias.


A diferença de preço, quando há, não vale o volume de problemas que pode ter.


R: Por que os preços são tão diferentes?


Preços dentro de um avião podem ser radicalmente diferentes, há uma ciência complexa por trás da formação dos preços. O pouco que sei é por ler/ouvir falar aqui ou ali. O óbvio é que quanto mais perto da data, mais caro. Porém os lugares no avião não são todos disponibilizados ao mesmo tempo, porque a aeronave precisa de um balanceamento, se todos os passageiros forem de um lado só, complica. Os lugares são disponibilizados aos poucos, então entre a data que você olha e a data da viagem o preço pode mudar, para cima ou para baixo.


O seu histórico também influencia muito as promoções que são mostradas para você. Para ter certeza que está vendo as promoções da melhor forma possível, utilize o modo de navegação anônima, todo browser tem. Nesse modo, o site das companhias aéreas não tem acesso ao seu histórico, e mostram o que mostrariam a um cliente qualquer. As vezes pode encontrar nesse modo promoções que não via antes.


R: Compro só de ida ou ida e volta?


Isso comentei no post sobre minha viagem para Malta


R: Quais as melhores datas para a passagem?


Os pesquisadores de passagem mostram para você a variação de preço conforme as datas e em geral podem mostrar até um ano a frente, então é possível você descobrir qual a melhor data para a sua viagem. Sugiro que use mais de um para não ter dúvidas de que encontrou todas as possibilidades. Por exemplo, tanto google flights como decolar tem esses recursos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileiros que Prestam Serviço em Malta

Alerta contra trapaceiros

Cursos Profissionalizantes do Governo